domingo, 30 de maio de 2010

Rock Gótico

Hello!!!

Vou falar de um tipo de som que aprendi a gostar na infância e que ainda ouço muito.

O Rock Gótico começou no final dos anos 70, com forte influência alemã e bandas como X-Mal Deutschland e Joy Division. Se encaixa no que foi chamado de Pós-Punk, pois era um tipo de som que derivava do Punk Rock, mas com um caráter mais onírico, atmosferas mais etéreas e sombrias e letras menos politizadas. Exemplos de bandas são Sisters of Mercy, Siouxsie and the Banshees, Bauhaus, Clan of Xymox, entre outras...

O visual sempre foi muito importante na sub-cultura gótica, sendo mais melancólico que o do punk, com muita roupa preta, couro e maquiagem, mas herdou as botas, os acessórios de metal e os moicanos de seus predecessores. No início o gótico foi até definido como Punk Gótico ou Dark Punk.

Após o advento do Rock Gótico, muitos outros estilos de música passaram a fazer parte da cena gótica, como o Industrial, o EBM, o Future Pop, o Synth Pop, o Horror Punk, Psycho Billy, Death Rock, Dark Wave, entre outros , coexistindo em casas noturnas e festas do gênero.

Comecei a frequentar a cena gótica de São Paulo em meados dos anos 90, e muitas casas fizeram o rolê nessa época como o Madame Satã, Espaço Retrô, Morcegóvia, The The, Treibhaus...Hoje nada disso existe, mas ainda restam lugares pra ir como o Pub Fiction, o Via Underground, Susi in Transe, Dr. Phibes, Theatro dos Vampiros...


Siouxsie and the Banshees, importante banda gótica, tocando uma música do Iggy Pop que ficou mais conhecida no Brasil com a versão do Capital Inicial.


Sisters of Mercy!!!

Para os que gostam de metal

Trago uma banda da qual gosto muito e que tive o prazer de assistir seu show em 2004 quando vieram a São Paulo, o Linkin Park. Para quem estava nas arquibancadas (como eu!!) o som não estava dos melhores, mas os "caras" mandam muito bem e o vocalista,Chester Bennington, é simplesmente sensacional!
O Linkin Park tem como principais estilos o Rock alternativo, Rapcore e Nu metal (new metal) e surgiu na cidade Agoura Hills, estado da Califórnia no ano de 1996.

A "New Divide" é música tema do filme "Transformers: Revenge of the Fallen" em 2009, que capricha nos efeitos especais além conter boas doses de ação. Este som "soa" menos nu metal, porém obteve grande sucesso logo após seu lançamento.

Abaixo música "New Divide", com trailers do filme.



sábado, 29 de maio de 2010

Ska Italiano - dica da Thalita

Olá companheiros!

Hoje apresento à vocês a dica musical da Thalita Manca que estuda biblio conosco. Bassotti banda italiana de Ska, que aborda como tema a política, o socialismo entre outras coisas.
Ouvi alguns sons e escolhi essa música chamada Bella ciao.
Segundo a Wikipedia "Bella ciao" é uma canção popular da Resistência italiana da Segunda Guerra Mundial. A origem da canção é incerta e o autor da letra desconhecido. A canção foi gravada por vários artistas italianos, russos, bósnios, croatas, sérvios, húngaros, ingleses, espanhóis, alemães, turcos, japoneses, chineses e curdos. Ainda sapeando na internet descobri outra banda italiana Modena City Ramblers que também fez versão para essa música. Seguem os dois vídeos, escolhi o primeiro pela qualidade do som. Vou fazer algo diferente dessa vez, postar a letra (também retirada da wikipédia) que é bem bacana. Se você ficou curioso dê uma olhada na tradução. Os links propostos pela Wiki foram mantidos para quem quiser se aprofundar no tema.
Ela gostou, eu gostei e você o que me diz?


Para sair cantando em italiano:

Una mattina mi son svegliato,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
Una mattina mi son svegliato,
e ho trovato l'invasor.
O partigiano, portami via,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
O partigiano, portami via,
ché mi sento di morir.
E se io muoio da partigiano,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
E se io muoio da partigiano,
tu mi devi seppellir.
E seppellire lassù in montagna,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
E seppellire lassù in montagna,
sotto l'ombra di un bel fior.
E le genti che passeranno,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
E le genti che passeranno,
Mi diranno «Che bel fior!»
«È questo il fiore del partigiano»,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
«È questo il fiore del partigiano,
morto per la libertà!»


Ouça mais:

http://www.myspace.com/bandabassottiband

bjks!




quinta-feira, 20 de maio de 2010

Bossa Nova

Galera!
Sei que todos conhecem e já devem ter ouvido algumas músicas da Bossa Nova que por sinal nos dias de hoje, ainda é considerada o estilo musical símbolo da cidade do Rio de Janeiro, por sua melodia e por suas letras. Então, é com grande prazer que trago um pouco de lembranças e alegria para vocês, que como eu, apreciam este estilo musical.


Vejam e acessem estes links:

Tom Vinícius Toquinho e Miúcha 13 - Água de Beber

Samba do Aviao - Tom Jobim - Bossa Nova - Samba


Fonte: http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/bossa-nova


Saibam aqui um pouco de história desta galera.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Jazz do bom

Galera!

Na penúltima terça-feira, dia 11, fui assistir ao Show do Medeski, Martin and Wood (trio norte americano de jazz) no Bourboun Street! Sim, confesso que cabulei aula...
Desde que conheci os caras através de um amigo não via a hora de poder ouvir o som ao vivo. Sensacional! Manja quando o som é melhor que a gravação em estúdio? Sem palavras. Ainda estou feliz por ter curtido o som dos caras aqui em Sampa e pagando as dívidas de tal presente... kkk

“Formado por John Medeski (órgão Hammond), Chris Wood (baixo) e Billy Martin (bateria e percussão), o grupo mostra seu jazz híbrido, marcado por experimentações, mas também por muito groove e pegadas dançantes. O repertório dos shows sintetiza os 19 anos de trajetória da banda influenciada por nomes como Thelonius Monk e John Coltrane.”
Fonte: Guia da folha online - 10/05/2010
Abaixo segue o link para desfrutar nem que seja um pouquinho desse sentimento:
Página no Myspace


Youtube - A alegria dos mortais!!!!


Bjks!!!

História do Ska - parte 2

Salve, Salve! Rude Boys e Rude Girls!

Estou devendo para vocês a segunda parte da rica história do Ska.

No final dos anos 70 várias bandas punk estavam incorporando o reggae em seu repertório e várias outras também faziam lá suas incursões pelos ritmos jamaicanos. A aproximação entre o punk rock e o reggae era perfeitamente compreensível, uma vez que ambos nasceram entre os excluídos da sociedade.
A fusão do punk rock com o reggae e o ska deu seus frutos e foi responsável pelo interesse que muitos jovens brancos passaram a ter por estes ritmos, assim os velhos discos de ska dos anos 60 foram redescobertos por uma nova geração. É neste contexto que a semente da Two Tone foi plantada e germinou.

Para saber o restante da história clique aqui.

Segue o link de uma das primeiras músicas do The Specials, chamada Gangsters.

Não pude incorporar este vídeo ao post, pois a EMI não permitiu ao Youtube a incorporação e exibição fora do seu canal oficial.

Mesmo assim, é importante aos que curtiram a história do Ska assistir e ouvir este som.

Para assistir ao vídeo no canal oficial do The Specials no Youtube, clique aqui.

Curtam Rudies!!!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Villa-Lobos e a Música Erudita Brasileira

Heitor Villa-Lobos se formou no ambiente erudito da década de 1910, absorvendo muito da “antiguidade” da ópera italiana e da “modernidade” de Wagner e Saint-Saëns. Ele também compreenderia em sua formação o impressionismo de Debussy que era uma revolução nos padrões de estilo de composição.
Com essas influências, Villa-Lobos ambicionava ser um compositor erudito nos moldes europeus. Assim, ironicamente, foi em sua viagem para a Europa que ele foi convencido a compor uma música nacional, brasileira. Note que não estou falando de música popular, folclórica, que sempre foi tocada em seus nichos, das cirandas, das liras portuguesas, do lundu ao choro... Estou falando de uma música erudita que não existia até então no Brasil, apesar de outros compositores já terem tentado produzí-la, como Alberto Nepomucemo.
Foi Villa-Lobos quem teve a sensibilidade e a capacidade de criar uma música “tropical”, com muita percussão, ritmos populares e melodias indígenas. Depois dele vieram muitos outros como Carlos Gomes, Lorenzo Fernandes, Francisco Mignone... Mas Villa é considerado o pai da música brasileira, tendo sido principal influência de muitos compositores importantes do universo popular também, como Tom Jobim e Guinga.

Trenzinho Caipira, obra famosa de Villa, que já inclui elementos do futurismo ao reproduzir sons de trem com a orquestra:


Villa-Lobos também foi um virtuose do violão, deixando uma das mais importantes obras para violão clássico:

domingo, 16 de maio de 2010

Música Instrumental Brasileira

Eu sempre ouvi MPB, mas comecei a escutar música instrumental brasileira logo após entrar pra faculdade de música. No bacharelado em violão erudito nós tocamos muitos compositores como Bach, Scarlatti, Villa-Lobos e outros que foram sendo transcritos para o repertório de violão. Mas a música brasileira já era muito influente em minha forma de tocar e logo comecei a entrar em contato com a música de violonistas que tinham formação erudita mas tocavam música brasileira, fazendo um misto de harmonia, improviso e técnica único. Artistas que tocaram e tocam muito na minha “vitrola” são Baden Powell, Raphael Rabello, Guinga, Egberto Gismonti, Duo Assad, Badi Assad, Zimbo Trio, Duofel, Hélio Delmiro, Heraldo do Monte, Alessandro Penezzi, Hamilton de Hollanda, Radamés Gnatalli, Quinteto Villa-Lobos, Ulisses Rocha, Maogani, Danilo Brito...

Como dica, vou deixar o link do Instrumental Sesc Brasil. É uma programação que acontece todas as segundas, às 18:00, no Sesc Avenida Paulista, gratuitamente!!! Eu costumava frequentar essa programação com os amigos nos tempos de faculdade: http://instrumentalsescbrasil.org.br/

Clipe de Yamandu Costa:


Raphael Rabello em momento informal:

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Homenagem ao Grande Mestre

Minha paixão por esse grande mestre do MPB... Começou uns quatro anos atrás. Estava a caminho da faculdade quando escutei uma canção e achei demais. Perguntei para meu namorado: - Como era o nome daquele cantor? Ele me respondeu: - Como assim, você não o conhece? E disse que seu nome é Lenine. Gostei tanto que acabei comprando um de seus CDs, me apaixonei. E fui a uma loja na semana seguinte e comprei tudo que tinha dele no mercado. Suas músicas agregam manifestações musicais brasileiras e de outros cantos do mundo. Sons que não se encaixam em um único gênero e desconhecem limites. Meu amor é tão imenso que fiz uma homenagem ao grande mestre. Ainda não tive a oportunidade de tatuar em meu pé seu último trabalho que é uma orquídea, ou seja, para quem não conhece é uma bela flor, linda.

Caso queiram saber mais sobre a carreira de Lenine, clique aqui.

Indico para vocês duas músicas de Lenine:





sexta-feira, 7 de maio de 2010

Virada Cultural 2010

Olá galera!


Como a maioria já sabe, nos dias 15 e 16 de Maio vai rolar uma das festas culturais mais bacanas de São Paulo, a Virada Cultural. Nosso querido blog não poderia deixar de divulgar tal evento, certo de que não vão tocar só músicas que não tocam no rádio, tal qual nossa proposta, mas é tudo de bom!

Além de música tem muita coisa bacana, cinema, dança e comidinhas.

Não fique de fora!!!

Confira aqui toda a programação no site oficial.