quarta-feira, 20 de julho de 2011

Huayno

O Huaino ou huaiño (em quíchua wayñu) é um importante gênero música e dança de origem inca e muito difundido nos países andinos. Possui diversas formas, segundo as tradições locais ou regionais; e, de certa forma, representa a adesão popular à cultura do chão pátrio. É considerada a dança andina por excelência.


O cavalheiro oferece o braço direito para convidar a dama para dançar, põe o lenço sobre o ombro dela; em seguida é efetuado o passeio dos casais pelo recinto; e finalmente a dança, que consiste de sapateado ágil e vigoroso, durante o qual o cavalheiro aproxima-se da dama, frente a frente, tocando-a com seus ombros ao girar, e somente ocasionalmente enlaça seu braço direito ao esquerdo de seu par, ao mesmo tempo em que ambos evoluem ao ritmo da música. Seus movimentos são alegres e espertos.

Sua estrutura musical surge de base pentatônica de ritmo binário, característica estrutural que permitiu a esse gênero converter-se na base de uma série de ritmos híbridos, desde a chicha até o rock andino. Os instrumentos que intervêm na execução do huaino são a quena, o charango, a arpa peruana, o requinto, a bandurria, o bandolim, a harpa e o violino.

Em algumas variantes do huaino intervêm bandas típicas, que acrescentam instrumentos como as trompetas, o saxofone e o acordeão. Por outro lado, ainda que gêneros muito diferentes, na sensibilidade popular o huaino está mais vinculado à marinera do que aparenta, como o recorda este estribilho de marinera serrana: (em espanhol no original) "no hay marinera sin huaino / ni huaino sin marinera / cholita pollera verde / para tí va la tercera". (Tradução: não há marinera sem huaino / nem huaino sem marineira / cholita de saia verde / para ti vai a terceira".)



Algunos huaynos peruanos conocidos

• Huayno El cóndor pasa de Daniel Alomía Robles, interpretado por diversos intérpretes peruanos e internacionales.

• Huayno Vírgenes del Sol de Jorge Bravo de Rueda , interpretado por diversos intérpretes peruanos e internacionales.

• Huayno Adiós pueblo de Ayacucho, recopilado por Estanislao "Tany" Medina, interpretado por el "Trío Ayacucho" y diversos intérpretes de la música ayacuchana e internacional en español y quechua.

• Huayno Mambo de Machaguay de Manuel Guzmán Collado, interpretado por diversos intérpretes peruanos e internacionales en español.

• Huayno Valicha de Vladimir Hurtado, interpretado por diversos intérpretes peruanos e internacionales en quechua.

• Huayno Ojos Azules de Manuel Casazola Huancco, interpretado por diversos intérpretes peruanos e internacionales en español.

• Huayno Mi Propuesta (Amor, Amor) del Dr. César Romero Martínez, interpretado originalmente por Kiko Revatta y hecho famoso por el "Dúo Gaitán Castro" en español y quechua.

• Huayno "Flor de Retama" de Ricardo Dolorier Urbano, interpretado originalmente por el "Trío Huanta" y hecho famoso por Martina Portocarrero en español.



Algunos huaynos bolivianos conocidos

• Huayno Río huaycheño, huayno de Huaycho interpretado originalmente por el conjunto Los Huaycheños, actualmente interpretado por diversos artistas bolivianos y peruanos.1

• Huayno Uchuluru ñawisitu

• Huayno Los borrachos originalmente compuesto en ritmo de tuntuna por la agrupación Los Payas y readaptado a Huayno por diversos artistas.2

• Huayno Wayayay interpretado por los Kjarkas.3

• Huayno Cholita marina, huayno tradicional Boliviano constantemente readaptado por varios artistas.4

• Huayno Siway azucena, huayno tradicional de Chayanta interpretado por Luzmila Carpio.5

• Huyno La pícara, huayno k`alampeado interpretado por los Kjarkas.6



Para assitstir:
 
Federino Tarazona, tocando seu hatun charango, um canção folclórica
 



 
A dança



 
Grupo com arpa, violino e percussão.



 
Grupo moderno, com flautas e metais

0 comentários:

Postar um comentário